Outro problema é a utilização de transistores fabricados para as faixas de VHF e UHF em amplificadores de HF. Tais transistores possuem uma fT muito elevada, fazendo com que, também, o ganho seja elevado em baixas frequências (inferiores a 30 MHz). Para a utilização desses transistores, é necessário o usa de redes amortecedoras de baixa frequência em paralelo com a base.
Para finalizar, seguem-se alguns conselhos e recomendações que dizem respeito ao uso de transistores de potencia RF.
a) Deve-se prover um meio adequado para dissipar o calor gerado pelo funcionamento do transistor mediante o uso de dissipadores de calor: um transistor de RF deve funcionar frio ao toque. Excesso de temperatura causa perda de potência e aumenta a dissipação de calor, podendo provocar uma avalanche térmica, com consequente dano para o transistor.
b) O ganho de corrente de um transistor de potência de RF varia de forma inversamente proporcional à corrente de coletor. A corrente de pico é determinada, assim, pela diminuição aceitável da amplificação em alta frequência. Isso é importante quando a tensão de alimentação é baixa e se usa modulação em amplitude.
c) O regime de tensão entre coletor e base não deve ser excedido para que não ocorra ruptura da junção. Isso pode ocorrer, principalmente quando se usa modulação em amplitude e a carga se encontra reativa, seja pelo descasamento de impedância com a antena, seja durante o processo de ajuste de sintonia.
d) A frequência de transição, fT, do transistor deve ser muito superior a frequência de operação do amplificador. Como a frequência de transição é função da corrente e, normalmente, diminui para correntes elevadas de emissor, deve-se determinar o nível da corrente de trabalho antes de escolher o transistor. Uma alta fT em correntes elevadas é própria de um bom transistor de potencia de RF.
e) Em uso móvel, um transistor de potencia de RF está sujeito a condições severas de descasamento de impedâncias, causadas por linhas de transmissão ou antenas defeituosas. Para suportar os regimes elevados de tensão e corrente, resultantes destas condições adversas, o transistor deve ser montado num bom dissipador de calor, capaz de manter baixa a temperatura da junção.
Fonte:
Telecomunicações
Juarez do Nascimento
Makron Books
Nenhum comentário:
Postar um comentário