quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

BFO para ouvir SSB em receptores comuns

Trago aqui um esquema bem simples de oscilador que pode ser usado como BFO nos receptores comuns para a escuta de SSB.

O circuito é bem simples e usa um ressonador cerâmico de 455kHz de dois terminais, o ressonador de três terminais não funciona nesse circuito. O ressonador de dois terminais é facilmente encontrado em controles de TV.


O trimpot na saída é para ajustar o nível de sinal, como a intensidade do sinal é um pouco alta, o CAG do receptor pode deixar o som do rádio muito baixo.

O transistor pode ser qualquer equivalente a esse como os famosos BC547, os capacitores de 1,2n do divisor capacitivo e de 47p devem ser do tipo NP0 para não variar a frequência com a temperatura.

O acoplamento no receptor pode ser feito enrolando duas ou três voltas de fio na base do último transistor da FI e ligado na saída do BFO, o acoplamento é capacitivo, isso é, o fio da saída do BFO não vai ligado ao circuito do receptor, é só aproximado da última etapa de FI.

Quem for montar, se achar que é necessário pode adicionar mais um capacitor cerâmico na saída de uns 100pF. A alimentação pode ser feita por pilha pois o consumo é muito baixo. Eu fiz algumas medições de consumo em diferentes tensões de alimentação e os resultados são esses:

12V - 8,4mA
9V - 6mA
6V - 4mA
5V - 3,3mA
3V - 2mA
1,5V - 0,8mA


Nenhum comentário: