domingo, 10 de março de 2019

Antena loop de quadro portátil de 1m para OM




Uma antena poderosa para o radioescuta usar em OM. Essa é uma antena loop que montei baseado nesse vídeo e que por ser bem fácil de montar e desmontar, facilita muito o transporte da antena e minha mãe até fez uma bolsa com jeans para que eu possa carregar a antena, a única coisa que ainda não fiz é um tripé de pvc para usar na antena e que seja possível carregar na bolsa.

Essa antena é muito fácil de fazer, usa apenas tubos e conexões de pvc de 3/4 de polegada, uma medida bastante comum de se achar nos depósitos de materiais de construção.

Os materiais que usei para fazer essa antena são:

4 pedaços de tubo de 70 cm
4 pedaços de tubo de 8 cm
3 cotovelos
3 caps
1 cruzeta
1 T

25 a 30m de fio cabinho fino [diâmetro externo de 3mm]
1 capacitor variável de plástico com quatro seções
1 tubo de cola para pvc

Montagem

A montagem da antena é bem simples, após cortar os pedaços, lixar as pontas que vão ser coladas é primeiro é feito a montagem sem colar para acertar o quadrado corretamente, depois disso é feita a colagem de um pedaço de 70 cm na cruzeta e no T. Esse T é usado para sustentar a antena no tripé e para colocar o cap. variável.

A antena nada mais é que um circuito LC sintonizado, isso é, uma bobina ligada em paralelo com um capacitor, para quem tem dificuldades em fazer a ligação do cap. variável, nesse vídeo eu mostro como fazer a ligação, as seções do cap. variável são ligadas em paralelo e para quem tiver como medir a capacitância, pode ajustar os trimmers que fica na parte de trás do cap. variável para cobrir a maior faixa possível.

Eu acabei usando uma luva para poder desencaixar o cap. variável, por dentro coloquei um conector, na imagem abaixo você pode ver o resultado. Não coloquei a luva na lista porque isso vai depender de como você vão desejar fazer com a ligação do variável e do tipo do variável pois se usar um de metal será necessário outra forma de adaptar e fixar na antena.




Repare que eu fiz uns furos a mais no pedaço do tubo onde vai a bobina por não saber ao certo quantas espiras seria necessário para cobrir toda a faixa com o cap. variável que tinha. Nessa ponta onde vai o cap. variável é onde fica o início e fim da bobina, eu fiz nessa ponta de baixo, mas quem for montar pode fazer em qualquer uma das quatro pontas.

Na imagem abaixo é mostrado quais partes são coladas e quais são soltas, eu fiz um corte na ponta tubo para poder encaixar as partes com mais facilidade, mas atenção aqui, não deve ser feito muitos cortes porque se não, o tubo não fica firme.


A bobina é composta de seis espiras de fio, passe o fio primeiro sem se preocupar se está esticado, depois que você passou todas as espiras, estique os fios com cuidado e cole usando a cola de pvc. Eu usei a ponta de um palito de dentes para travar os fios conforme fui esticando. Não é necessário esticar muito. Deixe a cola secar bem, pelo menos um dia secando.

Eu passei cola por fora e por dentro nos fios para colar bem.

Na imagem abaixo tem o detalhe do fio colado e o corte no tubo que falei para facilitar o encaixe e desencaixe da antena.


Os caps eu não colei, só encaixei para dar o acabamento.

Só para questão de comparação, os valores da bobina e do cap. variável ficou em:

Bobina: 137uH
Cap. variável: 4 a 670pF

A faixa de trabalho da antena ficou de 500kHz a 1710kHz

Como é uma antena direcional, a base dela não pode ser colada no tripé, deve ser solta para poder girar.

Abaixo alguns vídeos de exemplos de escuta feita com essa antena. Eu fiz os vídeos de dia para mostrar o ganho da antena.

Esse foi o vídeo mais recente que fiz dessa antena, é a Rádio Gaúcha que com a antena chega com sinal local, a emissora fica a uma distância de aproximadamente 830km de onde fiz o vídeo, o horário local está no display do rádio.





Nesse próximo vídeo foi o mais cedo que consegui escutar uma emissora Argentina na x-band, a qualidade não está muito boa porque nessa época eu não tinha uma câmera descente então fazia os vídeos com meu celular.





Nesse outro vídeo a Rádio Rubi chegando bem às 17:30hs aprox.


Nenhum comentário: