quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Carga ativa para baixa corrente - Circuito final

Depois de experimentar a modificação que fiz aqui na substituição do resistor R1 por um circuito de corrente constante usando o LM317 eu fiz mais algumas melhorias na intenção de melhorar a estabilidade dessa carga e aumentar a potência de trabalho para ter uma maior confiabilidade para trabalhar com correntes de até 10A em 12V(120W).

A princípio eu tinha feito um circuito de proteção contra inversão de polaridade usando relês, mas não funcionou muito bem, por isso acabei descartando esse circuito e confiando nos diodos de proteção que foram distribuídos pelo circuito, futuramente talvez eu volte a trabalhar em um circuito de proteção melhor, por enquanto vou usar a carga da forma como ficou.

O esquema final da carga pode ser visto na figura 1.


Fig. 1


Como pode ser visto no esquema, eu adicionei mais alguns componentes simples que pode ser facilmente achado no comércio ou na sucata, como eu tinha uma caixa com um grande dissipador que fica do lado de cima da caixa eu usei para deixar a carga ativa na bancada junto com outros equipamentos. Coloquei os bornes de ligação no painel e ainda sobrou um espaço para adicionar dois displays indicadores de tensão e corrente que pretendo colocar futuramente.

A placa eu fiz da mesma forma como na carga ativa para 20A, só que desta vez eu precisei cortar a placa para fixar os transistores de potência e o driver no dissipador, o resultado pode ser visto na figura 2.


 Fig. 2

Essa foto ficou um pouco desatualizada em relação ao trabalho final pois como eu tive uns problemas na montagem(ver vídeos no canal), eu acabei alterando um pouco, eu substitui a malha que ligava os dois negativos por um fio 10mm2 e coloquei o regulador LM317 numa ponte de terminais e soldei a ponte no espaço ao lado do transistor driver(lado direito na foto). Tive que fazer a substituição da malha para ligar o negativo do borne no outro lado da placa que ficou mais perto e assim usei um fio menor do que antes pois eu tinha feito a ligação do outro lado porque estava mais perto do relê usado no circuito de proteção.
   
A figura 3, 4 e 5 mostra o resultado final da montagem.

 Fig. 3

Fig. 4

Fig. 5


Informações adicionais sobre a montagem


O transistor driver pode ser usado qualquer transistor darlington equivalente desde que seja recalculado o circuito de corrente constante em função da máxima corrente de base(ver no datasheet), sempre use uma corrente menor que a informada no datasheet, no meu caso, com o resistor de 15 ohms a corrente ficou próximo dos 90mA. Nesse post eu mostro as informações sobre o circuito de corrente constante que foi usado na carga.

Da mesma forma como fiz anteriormente eu não isolei os dois TIP35 do dissipador, assim eu isolei o dissipador da caixa, o driver também deve ser isolado caso use o mesmo dissipador para os três transistores como fiz nessa montagem.

O consumo da carga ativa até 10A ficou em torno de 200mA, assim eu usei a mesma fonte interna que estava no circuito anterior com apenas um TIP35, para correntes maiores é preciso de uma corrente de pelo menos 1A. A fonte não necessita de tanta filtragem, qualquer circuito básico com o 7812 funciona bem, por isso acho desnecessário publicar o esquema da fonte. Usando um potenciômetro multivolta o ajuste fica bem mais preciso, considere essa opção.

O vídeo do teste final pode ser visto logo abaixo, no meu canal eu tenho os outros vídeos dessa montagem, para quem quiser baixar o esquema em pdf é só clicar aqui.




4 comentários:

joao disse...

Bom dia caro amigo, o dowload do pdf está dando erro ao abri-lo. Teria a possibilidade de corrigi-lo.
No video parece que esta otima, troca o potenciometro que vai melhorar a regulagem.

Agradeço pela divulgação e atencção que tem dispensado com todos.

Picco disse...

João,

Olá.

Experimente baixar o arquivo novamente pois esse que você baixou pode ter corrompido, eu baixei aqui para testar e está tudo normal.

Qualquer coisa volte a comentar.

Um abraço

Carlos Falchi disse...

Olá nobre, caso tenha interesse em ter esta coleção de revistas de eletronicas antigas.
Segue o link.
http://www.introni.it/riviste_radiorama.html
Parabéns pelo blog.
Abraço.
Carlos

Picco disse...

Carlos,

Obrigado pela visita.

Eu já conheço esse link, está no blog e tem muitas outras revistas além da Radiorama, excelente material.

Um abraço